Visita ao Mundos Nuevos e La Zapatera & Formação Associação de Agricultura Regenerativa



Nos dias 2 e 3 de Junho de 2022 realizámos a terceira visita do projecto Pastagens Regenerativas a explorações agricolas com Keyline e Maneio Holístico. Desta vez fomos com 25 agricultores, rumo ao Retamal de Llerena, Badajoz para conhecer o projeto Mundos Nuevos. 
 
Numa zona com precipitação de 350mm por ano foi impressionante ver as charcas cheias no topo das colinas, as ovelhas com pasto abundante, uma zona de esteval transformado em pasto, o bom estado das azinheiras e as retamas a a servirem como alimento e sombra no verão.

 
O programa desta visita foi o seguinte: 


Pedro e Juan Luís Dominguez são dois irmãos agricultores e ganaderos que, depois de terem herdado as duas fincas Mundos Nuevos e La Zapatera, começaram a aperceber-se que a agricultura convencional, baseada na mobilização do solo, em produtos fitofarmacêuticos de síntese e adubos não estava a beneficiar as terras que estavam a semear e pastorear. 

A mudança de paradigma começou depois de várias formações e gradualmente decidiram adoptar os princípios da agricultura regenerativa e do maneio holístico a partir de 2014.

Actualmente  gerem o efetivo ovino de cerca de 1300 ovelhas em cerca de 600 hectares, recorrendo às técnicas do maneio holístico e já têm ambas as propriedades organizadas em cercas permanentes de 4/5ha. Após a implementação desta técnica de pastoreio, as necessidades de suplementação do gado reduziram e o gado tornou-se a principal atividade deste projeto, ou seja, deixaram as sementeiras e venda de cereais.  Para além do gado ovino, dedicam-se também à produção de porco ibérico. 

Para saber mais sobre esta transição da agricultura convencional para a regenerativa em Mundos Nuevos pode ouvir o terceiro episódio do projeto Pastagens Regenerativas em que entrevistamos Juan Luís no link: Entrevista a Juan Luis Dominguez Campa do Mundos Nuevos - Suelo sano, gente sana.



Nesta fotografia podem ver o limite da finca La Zapatera. À direita solo coberto com pasto. 
 À esquerda solo mobilizado, totalmente descoberto na finca vizinha, sem pasto ou alimento para os animais. Um dos principais objectivos atingidos da finca de Mundos Nuevos foi libertar-se dos custos de fertilizantes, sementes e gasóleo, que aumentam muito os custos, os riscos e a dependência dos agricultores. Devido ao Maneio Holistico, Pedro e Juan contam-nos como conseguem alimentar as suas ovelhas suplementando apenas 1 mês por ano e essencialmente com o trabalho de as mudar diariamente de cerca.

O rebanho entrou na nova parcela. 

 



Nesta imagem podem ver os bebedouros portáteis que utilizam quando não tem outra fonte de água no terreno. 

Na La Zapatera, estão a apostar na recuperação das áreas de retamal (retama sphaerocarpa) conjugadas com as áreas de pasto. A retama é encarada não como uma espécie espontânea sem interesse mas como uma companheira útil, que dá sombra aos animais, melhora o solo já que é uma leguminosa, enriquece a alimentação do gado no fim da estação seca e contribui para a biodiversidade, já que é essencial para os insetos polinizadores.



Pedro a mostrar a retama e explicar aos outros agricultores a sua importância. 


Na fotografia acima podem ver as zonas de retamal e os porcos ibéricos nas parcelas da La Zapatera.

Para além do maneio holístico, Pedro e Juan apostaram também no sistema de keyline.
A rede de infraestruturas composta por valas em keyline que alimentam charcas, impressionaram os presentes.





Com uma precipitação anual de cerca de 350 mm foi impressionante ver as charcas cheias de água e água em boas condições para consumo animal. O facto de os animais ficarem apenas 1 a 4 dias em cada parcela contribui muito para a manutenção da qualidade da água e para a redução dos parasitas.



Em Mundos Nuevos, entre as linhas do olival há valas que conduzem a água para a charca. Estas valas funcionam tanto como zonas de infiltração como zonas de condução de água para as charcas, zonas de retenção.
O sistema de charcas funcionou melhor nas zonas com solos menos permeáveis, mais rochosos e de xisto. Nas parcelas de solo de limo e argila as charcas estão a perder água, o que acontece mais frequentemente em La Zapatera.

Para fazer a retenção de água em maior escala na paisagem, Pedro e Juan adaptaram e criaram um arado que permite trabalhar o solo como o arado de Yeomans, ou seja, fazer finas linhas de retenção de água e desta forma promover o crescimento dos pastos e retenção de humidade.

Podem ver o arado nas seguintes fotografias: 





Um dos momentos mais marcantes desta visita foi ver a parcela que se encontra na fotografia em baixo. 
Em Mundos Nuevos havia parcelas de um projeto de reflorestação com azinho que estavam anteriormente repletas de estevas altas. 
Pedro e Juan quiserem transformar estas zonas arbustivas em pasto. Cortaram e destroçaram os arbustos recorrendo a um arado com três pneus grandes e noutros locais usando um arado de rolo, dependendo do estado de crescimento e maturação do coberto arbustivo. 
Depois, do lado direito na foto em baixo, passaram nestas parcelas com o gado ovino, recorrendo ao maneio holístico (mais encabeçamento em menos espaço e menos tempo) e os resultados são visíveis.


A parcela da fotografia acima foi toda sujeita à passagem do arado dos pneus para remoção do mato e à direita houve pastoreio com ovinos, sem sementeira ou qualquer melhoramento do solo. À esquerda após o desmatamento, não ocorreu mais nenhuma intervenção e as estevas voltaram a crescer, acompanhadas de rosmaninhos mas sem pastos, sendo necessário voltar a repetir a operação.



Alfaia com os pneus para arrancar mato. 

Para remover o mato também utilizaram também um rolo adaptado (imagem que se segue). 


A regeneração de azinho já instalada através de um projeto florestal realizado anteriormente está a reagir muito bem a este regime de reconversão das zonas de mato arbustivo. O reduzido tempo de permanência das ovelhas na parcela diminui a destruição do renovo. Por outro lado, o arvoredo apresenta sinais de recuperação e vitalidade, sem desfolhamento, em comparação com áreas sem esta gestão de maneio holístico.


Em sala, Juan e Pedro apresentaram os planos de pastoreio que fizeram para ambas as suas fincas e houve momentos de aprendizagem dinamizados pela Associação de Agricultura Regenerativa (https://www.agriculturaregenerativa.es/) sobre gestão de pastoreio de pequenos animais (ovelhas e aves) e comercialização de carne de pasto.



Houve ainda oportunidade de provar os produtos de Mundos Nuevos, pois a venda directa é uma forma interessante de complementar a venda por atacado.



A partilha que aconteceu entre os presentes foi parte essencial deste evento porque permitiu uma troca de experiências entre agricultores, formadores, facilitadores de uma forma integrada e dinâmica. 







Toda a equipa do Pastagens Regenerativas agradece ao Juan Luís Dominguez Campa, ao Pedro Dominguez Campa, à Associação de Agricultura Regenerativa Ibérica e  a todos os presentes nesta visita.

Vamos adicionar mais informações sobre esta visita nas páginas das Perguntas de Investigação deste projeto que pode consultar em:




Se tiverem interesse sigam-nos nas redes sociais em: 


Artigo escrito por Eva Barrocas e André Vizinho. 

Fotografias de Eva Barrocas e Fotografia de grupo por Miguel Encarnação. 













Mensagens populares deste blogue

Novo Blog do projecto Pastagens Regenerativas!

Boas notícias! Há mais 20 pessoas com formação em planeamento de pastoreio regenerativo em Portugal