Visita ao Porcus Natura
Houve diversos momentos de aprendizagem no campo, em círculo no pátio da herdade e em sala.
Tivemos oportunidade de visitar diferentes parcelas do Porcus Natura e de saber mais sobre pastoreio dirigido com diferentes espécies in situ.
![]() |
Na fotografia acima podem ver a manada ainda na parcela que já foi pastada. Do lado direito é possível ver o pasto crescido, a nova parcela onde vão entrar |
![]() |
A manada já na nova parcela. |
![]() |
Foram apresentadas diferentes espécies de árvores que podem ser interessantes no nosso clima (Miguel Llorente) |
As horas destes dois dias não chegaram para conseguir satisfazer toda a curiosidade dos participantes, já que o entusiasmo foi tanto que cada momento foi aproveitado para trocar ideias e experiências com a equipa mas também entre agricultores.
No Porcus Natura, há uma integração do gado como ferramenta de regeneração dos solos e em que cada espécie tem o seu papel. Numa herdade com zonas de montado esparso, zonas de pastagens abertas e zonas de pastagens arbustivas, há um mosaico paisagístico que é gerido pela sequência de pastoreio dirigido das diferentes espécies.
Esta visão holística foi explicada pelo Francisco no campo durante a visita e também no segundo episódio do podcast deste projeto, que pode ser ouvido em: https://anchor.fm/pastagens-regenerativas/episodes/Entrevista-a-Francisco-Alves-do-Porcus-Natura---Pode-o-gado-ser-um-agente-regenerador-das-pastagens-e-do-ecossistema-e1fn1n6.
Pequeno vídeo a demonstrar a mudança de cerca das novilhas:
Artigo escrito por Eva Barrocas.
Fotografias de Eva Barrocas