Workshop Kick off do Grupo de Investigação do Projeto

 No dia 18 de Novembro de 2021 foi realizado o Workshop Kick off do Grupo de Investigação do projeto Pastagens Regenerativas (GIPR). O workshop durou aproximadamente três horas e decorreu na Herdade dos Alagães, em João Serra, Mértola.

Para este workshop foram convidados apenas os agricultores e representantes de entidades que estão diretamente ligadas à pecuária extensiva no Baixo Alentejo e maioritariamente no território de ação do projeto (Castro Verde, Mértola e Ourique). Os facilitadores recolheram e organizaram os dados de contacto de vários agricultores do território de ação, que convidaram para este workshop através de contacto telefónico, email e whatsapp.


O Grupo de Investigação em Pastagens Regenerativas (GIPR) utiliza uma metodologia de investigação ação participativa apelidada de “Consortium Benchmarking” (Brueck et al 2003).
Uma análise de Benchmarking consiste em observar, estudar e aprender com os exemplos que têm bons resultados numa determinada prática ou objetivo. No caso do projeto Pastagens Regenerativas o objeto de estudo são o sistema de keyline e o pastoreio regenerativo, tendo por base o objetivo de aprender com quem aplica bem estas técnicas e abordagens.
O workshop começou com a apresentação do programa e do calendário do projeto do GIPR e com uma apresentação a pares entre agricultores que não conheciam previamente. Posteriormente, houve um momento coletivo, para que todos/as se conhecessem e partilhassem as suas preocupações e expectativas para o desenvolvimento, manutenção e melhoria da sustentabilidade da produção pecuária extensiva no Baixo Alentejo.

O momento seguinte foi uma dinâmica de mapeamento no espaço, em que os presentes se deslocavam de um extremo ao outro de uma linha no chão, conforme a sua resposta a diversas questões. As questões trazidas pela equipa de facilitação permitiram explorar tópicos como: a localização das explorações agropecuárias; o nível de preocupação com questões como a fertilidade dos solos; alterações climáticas; a gestão da água; o nível de conhecimento de técnicas como o sistema keyline, a gestão holística e o pastoreio regenerativo. Durante esta dinâmica, de forma fluída, foram abordados os principais fundamentos das técnicas que irão ser futuramente exploradas neste Grupo de Investigação. Esta dinâmica permitiu que todos começassem a fazer questões e também a responder, começando a haver partilha de conhecimentos entre os presentes. 

Para começar o diagnóstico das perguntas de investigação, os facilitadores criaram dois mindmaps, um para o keyline e outro para o pastoreio holístico. Cada participante escreveu as suas questões em cada mindmap e depois em grupos de sete discutiram quais as questões mais relevantes para o início da investigação. 


Após identificadas as perguntas de investigação foram apresentadas sete herdades que implementam keyline e pastoreio regenerativo, tendo o grupo adicionado uma oitava herdade exemplo. Para selecionar as três  herdades a visitar no primeiro semestre de 2022, identificaram-se em grupo os critérios mais importantes a ter em conta: tempo de implementação, prática de keyline, prática de pastoreio regenerativo, clima e condições gerais semelhantes, utilização de diferentes animais.Por fim selecionaram-se, por pontuação participativa (seguindo o método Dotmocracy, mais informação em https://dotmocracy.org/ ). A realização deste primeiro workshop foi essencial para que os agricultores se conhecessem, ficassem familiarizados com a equipa de facilitação, com a metodologia e o calendário do projeto.  Neste workshop começou a investigação colectiva e participada do GIPR e foram compiladas as principais questões que irão ser alvo de trabalho de investigação nos próximos meses. 

A conversa continuou no coffee break, que foi servido no final do evento, foi difícil ter vontade de seguir viagem, pois a tertúlia continuou até anoitecer.



Referência: Brueck, T.; Riddle, R.; Paralez, L. Consortium Benchmarking Methodology Guide. 2003, 44. (http://www.acqnotes.com/Attachments/Consortium%20Benchmarking%20Methodology%20Guide.pdf )

Artigo escrito por Eva Barrocas e  André Vizinho, com edição de Eva Barrocas. Fotografias de Eva Barrocas

Mensagens populares deste blogue

Novo Blog do projecto Pastagens Regenerativas!

4º episódio podcast: entrevista a José Luis Rubio - Poultree

Entrevista a Francisco Alves do Porcus Natura